Entenda o clipe "Yoü And I" de Lady Gaga



Há seis anos atrás, Lady Gaga iniciou uma caminhada ao lado de seu garoto de Nebraska, Lüc Carl. De lá pra cá, eles se separaram, reataram, brigaram e voltaram; GaGa lançou seu álbum debutante ‘The Fame’ e atingiu o topo das paradas alimentada pelo ódio (ou amor, dá no mesmo) do seu ex-namorado.
Com o lançamento do clipe de ‘Yoü and I’, GaGa canta e reconta sua história através de mensagens de aceitação e mostra o que somos capazes de fazer quando se trata de amor. Não é difícil entender o clipe depois de ajustada a ordem cronológica (é claro que talvez essa não seja a ordem cronológica correta, pois como GaGa disse, isso é a coisa mais complicada de se entender e só ela poderia afirmar a correta), então, vamos lá.


O clipe começa com Gaga caminhando por uma estrada. Metade-humana, metade-robô, ela arranca farpas do pé, que estão completamente machucados, enquanto curtos flashbacks do que parece ser um laboratório em um celeiro são intercalados. Os flashbacks são interrompidos após o começo da música ao mesmo tempo em que Gaga cai no chão diante de um assustador vendedor de sorvetes.

Experiencia 1


O Frankenstein-Gaga é a criação imperfeita por natureza. Ao longo do vídeo é possível ver o protótipo mal feito tendo constantes maus funcionamentos e curtos-circuitos. Ela é amparada pelo cientista maluco, que fornece fluído e energia, e faz de tudo para manter sua criação viva, mesmo diante do sofrimento dela.

Experiencia 2


O segundo verso da música desponta junto do aparecimento de Yüyi, a sereia. Sereias são criaturas místicas que precisam de água pra sobreviver. Presa em uma banheira, a Gaga metade-humana, metade-peixe sobrevive através de um feixe de luz que corta o celeiro, máquinas que auxiliam sua respiração e pela ajuda de seu cientista amado, que é visto constantemente banhando-a com água.

Experiencia 3

Stefani Germanotta é a terceira experiência. A Gaga morena é vista em incubação numa espécie de câmara, e após sua libertação mostra-se a mais perfeita experiência criada. Alguém mais reparou que no momento de sua misteriosa concepção, aos 4:23 minutos do vídeo, ela cospe uma escama? Isso mostra sua evolução – a substituição de uma experiência para outra ressaltando a ordem cronológica. Os flashbacks servem pra mostrar que a Gaga do vídeo fez de tudo para ficar com seu grande amor, até mesmo mudar.

A primeira experiência fracassa e torna-se imperfeita.
A segunda experiência, Yüyi, mostra as dificuldades que você pode encontrar quando se apaixona por outra pessoa. Às vezes, no amor, você não consegue fazer dar certo: não importa o que você faça, há sempre uma enorme fronteira entre    você e alguém. A surreal cena em que ela é vista fazendo sexo mostra que às vezes há algo mágico dentro de você que acaba fazendo um relacionamento funcionar. Uma sereia por si só não é capaz de manter relações sexuais. A terceira, e que se mostra mais perfeita, é a que tem maior distanciamento do seu amado. Quanto mais ele tentou mudá-la, mais mágica ela foi se tornando.


Outra Gaga, a de cabelos azuis, é vista no celeiro acompanhada de algumas garotas. Ela faz danças típicas de strippers – aos 4:58 minutos é possível ver ela agarrada e se equilibrando em um dos ferros. Assim como sua versão morena, o final do vídeo mostra cenas em que características de sua antiga personalidade são resgatadas: a antiga adolescente de cabelos negros que se aventurava por bares ao lado da amiga Lady Starlight e fazia performances de strippers. É passado e presente colidindo.
De volta ao presente, temos a Gaga metade-humana e metade-robô. Os pés machucados, no começo do vídeo, mostram todo o sofrimento necessário para chegar aqui: literalmente, seus pés sangram porque de fato é uma longa caminhada; e figurativamente, pois afinal, ela sofreu diversas mutações deixando-se mudar pelo seu amado. Ela se depara com um carrinho de sorvetes, de onde surge um cara assustador. Ele carrega uma boneca e um sorvete nas mãos, e é possível ver no carrinho os dizeres “Follow the Crowd” (SIGA A MULTIDÃO). Aqui, novamente, o presente e o passado se encontram.
Normalmente um carrinho de sorvete é seguido por uma multidão de crianças que querem algo em comum: sorvete. É uma coisa idealizada, utópica e perfeita. Basta imaginar o melhor cenário americano, com crianças bonitas e saudáveis correndo atrás de um carrinho de sorvetes, num bairro bonito, e com um sorveteiro também bonito e saudável. Gaga não quer seguir a multidão: não quer ser comum, nem perfeita. É por isso que ela vê o vendedor de sorvetes de forma assustadora. É essa revelação, e levando em conta todas as mudanças que sofreu ao longo do vídeo para tornar-se perfeita para o seu grande amor, que a faz cair diante dele.


A boneca lembra seu passado e sua infância. Memórias são resgatadas e mostram que algo aconteceu e deixou cicatrizes profundas, sejam elas o fato de ter sofrido bullying, insegurança ou quaisquer que sejam elas.
É aqui que entra o conceito das cenas do milharal. Para encontrar o amor, ela precisa amar cada parte de si mesmo primeiro e perdoar-se pelo que aconteceu, pois afinal, suas feridas tornaram-se parte de sua alma.
Em um vestido simples, maquiagem leve e tocando piano, Gaga é vista em seu jeito mais natural e íntimo de ser. No topo do piano, vemos sua projeção masculina, que fuma e bebe uísque, além de ostentar uma áurea rock n’ roll dos anos 80.


Ele é mais que Jo Calderone, seu alter-ego. É mais que seu amor, como pode se constatar na cena do beijo. É mais que sua projeção e que sua criação semelhante ao criador. Ele é a própria Lady Gaga.
Para encontrar o seu grande amor, você deve amar a si mesmo antes. CADA PARTE DE SI. Basta perceber que a Lady Gaga que faz a longa caminhada carrega com sigo cada lembrança: seus cabelos são loiros, mas também são morenos; suas unhas parecem anzóis, os mesmos que são focados nas cenas finais acima da banheira de Yüyi; ela é apenas metade humana, assim como antes.
Todo o seu sofrimento e suas lembranças a fortaleceram. É por isso que depois de dois anos, ela está de volta, em uma longa caminhada para encontrar seu amor, e mesmo seus pés sangrando não a podem parar. E dessa vez, ela não irá embora sem o seu garoto de Nebraska, eternizando o amor dos dois através da fantasmagórica cena em que ambos casam de branco: nem a morte pode separar um grande amor.


Agora que você já sabe todos os detalhes do clipe assista a última obra de arte que Gaga elaborou:


Clique aqui para baixar - Yoü And I - de Lady Gaga

Fonte: LGBR





/juniormoreira

/juniormoreira

Instagram

Ajude esta causa'

PARCEIROS

G1